O novo Secretário de estado do Vaticano, o Arcebispo Dom Pietro Parolin, afirmou que as reformas iniciadas pelo Papa Francisco se propõem a mostrar o verdadeiro rosto da Igreja, e assinalou que o estilo do Pontífice aponta a tornar os católicos mais missionários para que o Evangelho chegue a todas as pessoas.

Estas afirmações foram feitas à imprensa logo depois da apresentação do livro “Papa Francisco. Minha porta está sempre aberta”, do Pe. Antonio Spadaro, diretor da revista Civiltá Cattolica, uma publicação dos jesuítas italianos e que oferece uma edição mais completa da conversa que o autor teve com o Santo Padre.

“É muito fácil colaborar com o Papa Bergoglio, há muita sintonia e isso é uma boa esperança para o futuro”, disse Dom Parolin à Rádio Vaticano, nesta quarta-feira, 4, fazendo insistência no desejo do Sucessor de Pedro de que a Igreja busque transparecer cada vez mais a Cristo.
“As reformas –continuou- se propõem a mostrar o verdadeiro rosto da Igreja”.

“Espero realmente que seja uma reforma do Espírito. É obvio, as estruturas devem ser reformadas para serem cada vez mais reflexo do Evangelho e para serem ainda mais eficazes no exercício concreto do serviço que devem brindar, mas o importante é que – como nos pede o Papa – nos encaminhemos todos nesta dimensão de renovação pessoal – e para usar uma palavra cristã - de conversão contínua”, acrescentou o Secretário de estado.

Do mesmo modo, o prelado reiterou a dimensão missionária e o estilo do Papa. “Eu acredito que a esperança é realmente que o Evangelho possa chegar a todas as pessoas: esta dimensão missionária sublinhada também hoje, e que é fundamental nas palavras e no estilo do Papa Francisco, proveem também da América Latina”, indicou.

Dom Parolin disse que “a Conferência da Aparecida - dos bispos latino-americanos e do Caribe em 2007-, destacou precisamente esta dimensão missionária da Igreja, a necessidade de sair para as periferias, de chegar a todos, e de levar a todos a riqueza da alegria do Evangelho. Isto também é muito formoso e é a nota dominante da Evangelii Gaudium. Por isso o Evangelho é alegria e nós estamos convidados a alegrar ao mundo levando esta Boa Notícia”.

Finalmente, falando a respeito da Conferência de Genebra sobre a Síria, Dom Parolin expressou seu desejo de que sejam superados os obstáculos e se possa encontrar uma solução para este conflito que já leva mais de dois anos, causou centenas de milhares de mortos e um imenso êxodo de habitantes aos países vizinhos, muitos deles cristãos que perderam tudo na guerra.