Na Praça de São Pedro nesta manhã voltou a ressonar a oração pela paz, com um novo e urgente chamado do Papa Francisco. Diante do trágico conflito na Síria, rezou com os milhares de fiéis que foram à audiência geral pelas religiosas grego-ortodoxas e por todos os sequestrados.

O Papa disse: "Desejo convidar todos a rezar pelas religiosas do Mosteiro grego-ortodoxo de Santa Tecla em Maalula, Síria, que há dois dias foram sequestradas por homens armados".

"Rezemos por estas monjas, por estas irmãs e por todas as pessoas sequestradas por causa do conflito em curso. Continuemos a rezar e a trabalhar juntos pela paz! Ave Maria, Rainha da Paz".

Maalula é cenário do violento conflito sírio e as religiosas sequestradas, junto com outras do mesmo mosteiro citado pelo Papa, permanecem no lugar para atender dezenas de crianças órfãs por causa do conflito.

Os rebeldes do Free Syrian Army (Fsa) invadiram o local no último dia 5 de setembro, derrotando as tropas governamentais com o apoio da brigada Al Nousra vinculada à Al Qaeda.

Depois de tomar o controle de Maalula, os islamistas começaram a profanar os edifícios cristãos e mataram três jovens católicos.

Toda a população cristã, mais de 3 mil pessoas, fugiu de seus lares e encontraram refúgio em Bab Touma, o bairro cristão de Damasco, enquanto que alguns chegaram com seus familiares ao Líbano e outros foram acolhidos nos conventos da Igreja grego-católica da zona.