Hoje nos Estados Unidos se celebra Thanksgiving ou o Dia de Ação de Graças que recorda o primeiro jantar de agradecimento em 1621 de um grupo de peregrinos com nativos, em que se agradeceu a Deus pela abundância de colheitas no novo mundo. O agora Arcebispo de Los Angeles (EUA), Dom José Gómez, explica por que esta festa é profundamente católica.

Em 2008 quando era ainda Arcebispo de Santo Antônio (Texas), Dom Gómez publicou no jornal Today’s Catholic um artigo onde explicava o sentido católico do Dia de Ação de Graças, "um dia especial, onde acima de tudo se celebra a unidade familiar. Com efeito, as famílias se reúnem no Thanksgiving com mais frequência que em qualquer outra festa, incluindo o Natal".

O Prelado relata que "antes da ‘primeira’ celebração do Thanksgiving, em 1621 em terras norte-americanas, no dia 30 de abril de 1598, no Texas, Dom Juan de Oñate já tinha declarado oficialmente um ‘Dia de Ação de Graças’, que foi comemorado com o santo sacrifício da Missa".

Oñate, conta o Prelado, "fez o mais propriamente católico: celebrar a Eucaristia, uma palavra que vem do termo grego Eukaristein, e que significa, precisamente ‘ação de graças’".

"Esta é a razão pela qual, embora a Thanksgiving não seja um dia de preceito no calendário católico, o calendário litúrgico da Igreja nos Estados Unidos o celebra com a solenidade de duas leituras –uma do Antigo e outra do Novo Testamento– e com uma emblemática leitura do Evangelho de Lucas: a passagem do ‘Magnificat’" de Maria.

Dom Gómez ressalta que "embora a Virgem Maria o tenha vivido de maneira única e privilegiada, todos (…) podemos elevar nossa ação de graças a Deus porque nos deu mais do que imaginamos ou merecemos, simplesmente porque, como nos diz nossa Santa Mãe, Ele fez obras grandes por nós, e seu nome é santo".

"Por isso, os católicos não só temos que celebrar o Dia de Ação de Graças com profundo espírito de oração, agradecimento e alegria, como também a celebração deste dia deve nos levar a recordar que nossa vida como católicos é uma constante ação de graças. Através dos nossos atos da vida cotidiana, que devem todos eles dar glória a Deus, e de maneira especial através da celebração da Eucaristia".

O atual Arcebispo de Los Angeles, a maior arquidiocese dos Estados Unidos, recorda também que "este fim de semana iniciamos o tempo especial do Advento. Através dele nos preparamos para receber o supremo presente de Deus: seu próprio Filho, feito um de nós para reconciliar à humanidade".

"Rezo –conclui– de todo coração a nossa Santa Mãe, a grande agradecida do Senhor, para que nos prepare com um coração cheio de ação de graças para os grandes mistérios do Natal".