Os leigos consagrados do Regnum Christi -pertencente à Legião de Cristo-, encontram-se reunidos em Assembleia Geral até o dia 1º de dezembro em Roma (Itália), com a missão de escolher o novo Governo Geral e aprovar os estatutos da vida consagrada masculina e que se entregará ao Papa Francisco para sua aprovação definitiva.

Esta é a primeira Assembleia Geral da história do Regnum Christi e é presidida pelo Delegado Pontifício, Cardeal Velasio Di Paolis. Ademais, participam 24 leigos consagrados, 16 por eleição e 8 por ofício.

Também está presente o Pe. Gianfranco Ghirlanda, conselheiro do Delegado Pontifício e encarregado do terceiro grau masculino. Assistem com voz, mas sem voto o Pe. Sylvester Heereman, Gloria Rodríguez e Francisco Gámez, como representantes da Legião de Cristo, das consagradas e dos leigos não consagrados do Regnum Christi.

Conforme se informou, a Assembleia também "analisará a situação dos consagrados do Movimento Regnum Christi à luz do relatório do governo anterior e das relações dos responsáveis territoriais. Será analisado o rascunho do Regulamento para os consagrados, outros documentos sobre a formação e sugestões propostas à Assembleia".

Posteriormente, de 2 a 18 de dezembro, será realizada a Assembleia Geral das consagradas; e a partir de 8 de janeiro acontecerá o Capítulo Geral dos Legionários de Cristo. "Concluirá assim uma etapa no processo de renovação que Bento XVI iniciou para o Regnum Christi em 2010 e que continuará até amadurecer entre todos a configuração jurídica definitiva para o Regnum Christi", expressaram do movimento.