Todos os interessados em participar na décima primeira edição do Concurso de contos “Histórias de Natal” já podem fazer a sua inscrição. A iniciativa, que tem por objetivo resgatar o sentido cristão da festa do Natal, é do Centro de Estudos Culturais  (CEC-Brasil) e se divide em em três categorias: crianças, jovens e adultos.

Os primeiros colocados de cada categoria ganham tablets da Samsung. Os cinco primeiros de cada categoria também ganham certificado e clássicos da literatura universal.

A cada ano Histórias de Natal, que tem como objetivo principal a recuperação do sentido original do Natal, coloca algum tema em destaque, que deve ser levado em consideração na composição do conto. O tema deste ano é “O Natal e a alegria que brota da Fé”, inspirado no Ano da Fé e na primeira Encíclica do Papa Francisco, a Lumen Fidei.

Segundo Martín Ugarteche Fernández, diretor do Centro de Estudos Culturais (CEC) no Brasil, organizador do concurso: “O Natal é ocasião privilegiada para recuperar a alegria de crer, que é um dos objetivos do Ano da Fé. Ao mesmo tempo, quando nos alegramos por crer, este é um sinal de que estamos avançando, amadurecendo na Fé, como nos lembra o Papa Francisco na sua primeira encíclica”.

Centenas de pessoas das diversas regiões do Brasil participam ano a ano no Concurso. Os contos poderão ser inscritos até o dia 1 de dezembro de 2013 e a premiação acontecerá em Petrópolis, Rio de Janeiro, no dia 19 de dezembro de 2013, data em que serão divulgados os vencedores.

São parceiros do Centro de Estudos Culturais na realização do Concurso: a Prefeitura Municipal de Petrópolis, a Universidade Católica de Petrópolis, o Movimento de Vida Cristã, a Academia Petropolitana de Letras, a Associação Nacional da Educação Católica e a Secretaria Estadual de Educação.

Link para vídeo de convocação:
http://www.youtube.com/watch?v=sRXnWezJ7Tc