A comunidade de consagradas Servas do Plano de Deus, com presença nas Filipinas, dedicou-se a levar alívio e ajuda para as vítimas do tufão Haiyan que passou pelo país.

No fim de semana passado, junto com voluntários do Movimento de Vida Cristã (MVC), as irmãs Carmen Reyes, Keyla Basurto, Daniela Ruiz, do Peru e duas irmãs das Filipinas, foram às localidades de Medellin, São Remigio e Bantayan, ao norte de Cebu, a cinco horas do lugar onde se encontra a sua comunidade, levando catequese para os adultos, jovens e crianças, distribuíram mantimentos, além de centenas de terços e santinhos.

"Pudemos conversar com eles, escutar suas histórias, consolá-los e confortá-los, recebiam com muita alegria a ajuda e estavam muito agradecidos porque sabiam que Deus não os tinha abandonado", recordou a irmã peruana Carmen Reyes.

A religiosa assegurou que "a experiência deste fim de semana foi gratificante: ver o povo filipino rezando com voz firme e, convencido que Deus vai escutar, foi algo impressionante e muito comovedor".

As Servas do Plano de Deus indicaram que "em nenhum momento escutamos que se queixassem por causa da tragédia, mas, pelo contrário, nos deram uma lição de fé e esperança a todos".

Atualmente, as religiosas se encontram acompanhando centenas de habitantes de Tacloban que foram transladados a lugares de refúgios temporários em Cebu.

Destacaram algumas histórias que as comoveram de forma especial, como o caso de "Rogelio Himongala, de 50 anos, que tem dois de seus três filhos desaparecidos. Chegou a Cebu em uma embarcação da marinha, e nos conta que tentou refugiar-se durante o tufão em uma zona alta e afastada do mar. Entretanto, neste mesmo lugar tiveram que romper o teto devido à inundação para salvar suas vidas".

"Outra senhora, Crecencia Uy, é consolada por uma das irmãs já que perdeu um dos seus filhos, que morreu junto com toda a sua família", indicaram.

As Servas do Plano de Deus são uma comunidade de mulheres consagradas a Deus, fundadas na Arquidiocese de Lima, por Luis Fernando Figari em 1998.

Vivem a plena disponibilidade para o anúncio gozoso do Evangelho e a vivência intensa da caridade, de maneira predileta com os irmãos e irmãs que sofrem, os frágeis, doentes, pobres e necessitados buscando descobrir neles o rosto de Cristo.

A comunidade em Cebu (Filipinas) fundou-se faz 10 anos, enquanto que também têm presença em diversos países da América, Europa e África.