Ontem, 13 de novembro de 2013, celebrou-se no Santuário de Fátima o segundo aniversário da dedicação da Basílica da Santíssima Trindade. Vale recordar que, inaugurada como Igreja da Santíssima Trindade a 12 de outubro de 2007, a atual Basílica receberia o novo título através do decreto de 19 de junho de 2012, assinado pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino, Cardeal Antonio Cañizares.

Durante a Eucaristia celebrada ontem às 11:00, inserida no programa da peregrinação mensal, o Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, lembrou os motivos que levaram a que este templo seja dedicado à Santíssima Trindade: "Esta Basílica, em que nos encontramos, foi dedicada à Santíssima Trindade porque a revelação da centralidade de Deus, Santíssima Trindade, nas nossas vidas é o centro da mensagem de Fátima; porque este é lugar de louvor à Santíssima Trindade, de ação de graças, de adoração, de escuta da Palavra que Deus nos dirige".

Para o padre Carlos, em Fátima, Nossa Senhora mostra-se como caminho para Deus e também a Basílica da Santíssima Trindade recorda "permanentemente o convite a esse encontro com Deus, à experiência da Sua presença nas nossas vidas."

"Aqui em Fátima, nos gestos e nas palavras quer do Anjo da paz quer de Nossa Senhora, Deus revela-Se a Si mesmo no seu mistério trinitário suscitando a nossa resposta generosa de adoração, do dom de si e de reparação", disse.

O Reitor recordou depois alguns dos modos pelos quais Deus se faz presente naquele espaço de oração e de celebração, para sublinhar que "a Eucaristia é o modo por excelência da presença de Cristo no meio de nós" e apelar à tomada de consciência de que "nas leituras proclamadas, é efetivamente Deus que nos dirige a sua Palavra, que é sempre palavra de vida e de salvação".

"Por outro lado, este espaço é lugar em que experimentamos a salvação, que vem do encontro com Jesus Cristo, de modo especial nos dons eucarísticos, transformados no Corpo e Sangue de Cristo", disse.