Na abertura dos trabalhos da assembleia plenária do Episcopado dos Estados Unidos, o Núncio Apostólico nesse país, Dom Carlo Viganó, exortou os mais de 250 bispos presentes nesta assembleia a darem um testemunho radical de Cristo e a preservarem a unidade em meio da diversidade que caracteriza a nação.

Assim o indicou o Prelado na manhã de ontem no seu discurso, no qual explicou que "este é um chamado a estar atento, concentrado e preparado para o que realmente significa proclamar o Evangelho sendo sucessores dos Apóstolos, chamados a dar testemunho radical de sua fé em Jesus Cristo".

Depois de comentar algumas passagens da exortação apostólica de Paulo VI, Evangelii nuntiandi (O anúncio do Evangelho), o Prelado disse que "o homem moderno (atual) escuta com mais vontade as testemunhas que os mestres, e se escuta os mestres, é porque eles estão sendo testemunhas".

"Certamente, meus irmãos, ninguém pode negar que o nosso atual Santo Padre mesmo, como supremo Mestre, está dando com o seu testemunho um exemplo sobre como viver uma vida sintonizada com os valores do Evangelho". O Papa, disse logo, quer "bispos ‘pastorais’, não bispos que professem ou sigam alguma ideologia".

Logo depois de explicar que cada um deve adaptar-se às circunstâncias e culturas onde estão inseridos, o Núncio disse que "tem que haver um estilo de vida claro, caracterizado pela simplicidade e pela santidade. Essa é uma forma segura de gerar consciência entre as pessoas sobre a verdade da nossa mensagem".

O Prelado exortou os bispos dos Estados Unidos a "preservar o espírito de real unidade entre vocês e, é obvio, com o Sucessor de Pedro, confiando no caminho que ele vê como melhor para viver sua missão para com a humanidade. A unidade expressa em uma comunhão real e cheia de oração entre a mente e o coração é o único caminho que nos manterá fortes e nos fará capazes do que o futuro tem para nós".

Dom Viganó se referiu logo à confiança das pessoas para com os bispos. Com ela, indicou, "as ovelhas se reunirão como uma, escutarão e reconhecerão a voz do pastor que as chama, que caminha com elas e que está preparado para dar a sua vida por elas".

Logo depois de comentar que o Senhor "nos dará a sabedoria e a força" para as tarefas que nos competem, o Núncio nos Estados Unidos concluiu: "devemos nos perguntar hoje a pergunta feita pelo Papa Francisco aos Bispos do Brasil. ‘Somos ainda uma Igreja capaz de aquecer os corações?’ Que nossa resposta seja um firme e muito sentido: ‘Sim, sim o somos’!"