O santuário do Cristo Redentor foi o local escolhido para a celebração dos "Mil dias antes das olimpíadas" e do lançamento dos “100 dias de paz” na Arquidiocese do Rio de Janeiro. A missa foi presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na manhã deste sábado, dia 9 de novembro, e concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza e pelos sacerdotes presentes.

A Sagrada Eucaristia contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Rio 2016, Carlos Nuzman, e do secretário estadual de Esportes, André Lazaroni, além de esportistas olímpicos e paralímpicos 

“Queremos que sejam dias de paz. O esporte deve se algo que nos ajude a viver a reconciliação entre os povos, e nós colocamos essa intenção aos pés do Cristo Redentor. Os símbolos de paz e reconciliação, que percorreram a Inglaterra na preparação para o evento, vão nos ajudar a viver a tradição olímpica dos 100 dias de paz, que são 50 dias antes das olimpíadas e 50 dias após as paralimpíadas”, disse Dom Orani na ocasião.

Por ocasião do evento mundial em 2016, cidadãos do mundo inteiro estarão na cidade maravilhosa. Sendo assim, a Arquidiocese do Rio já se prepara para este evento, mobilizando fiéis de diversas paróquias, mas principalmente, levando uma mensagem de paz.

Um comitê organizador foi estabelecido para dar início ao projeto “100 dias de Paz”, que engloba diversas atividades a serem realizadas antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos, com a finalidade de atingir jovens, atletas e o público em geral, levando os valores cristãos católicos ao esporte.

Um comitê organizador foi estabelecido para dar início ao projeto “100 dias de Paz”, com a finalidade de atingir jovens, atletas e o público em geral, levando os valores cristãos católicos ao esporte. Os “100 dias de Paz” também foram uma iniciativa adotada pela ONU.

O coordenador deste comitê, Pe. Leandro Lênin Silva Tavares Cardoso, ressaltou que, desde já, é preciso começar a colocar em prática ações de paz na cidade, que acaba de receber a Jornada Mundial da Juventude na qual milhões de jovens do mundo inteiro se reuniram e encheram de alegria a cidade considerada uma das mais belas do mundo.

“Estamos a mais de mil dias dos jogos, mas, se queremos viver verdadeiros tempos de paz, temos que continuar construindo e reforçando essa paz até o dia das olimpíadas. O Projeto 100 dias de paz já começa, e vai ser vivenciado durante os jogos. Vamos organizar simpósios e palestras, e nos dedicaremos a evangelização de atletas”, afirmou Pe. Lênin.

Cruz Olímpica e Ícone da Paz

A Cruz Olímpica foi projetada e criada pelo artista londrino Jon Cornwall, utilizando 12 tipos diferentes de madeira de todo o mundo, dentre elas uma de origem brasileira.

O Ícone da Paz representa o trabalho que Pax Christi Internacional realiza em prol da paz e reconciliação no Oriente Médio. A Paz de Cristo é representada no ícone por diversas histórias bíblicas e da vida de santos da Igreja.

Durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, no Palácio da Cidade, em Botafogo, o Papa Francisco abençoou os dois símbolos e, em conjunto, a bênção foi dada também às bandeiras Olímpica e Paraolímpica.