O Pontifício Conselho Cor Unum anunciou hoje que o Papa decidiu enviar uma doação de 150 mil dólares para colaborar com a população afetada nos últimos dias pelo tufão Haiyan nas Filipinas que deixou milhares de falecidos.

O tufão, que nesta segunda-feira chegou ao Vietnã e à China onde já se contam alguns falecidos, teria causado aproximadamente 10 mil mortos segundo estimativas dos peritos.

O comunicado do dicastério vaticano assinala que depois da passagem do "tufão Haiyan que, no fim de semana, afetou com extraordinária veemência o território das Filipinas, em particular as ilhas de Leyte e Samar, causando - segundo os dados atuais, mas não ainda definitivos - mais de 10 mil vítimas, o Santo Padre Francisco, através do Pontifício Conselho Cor Unum, decidiu enviar uma primeira contribuição de 150 mil dólares para o socorro da população".

Esta quantia, indica o texto "que será repartida através da Igreja local nas regiões mais afetadas pela calamidade, será usada para ajudar as obras de assistência desenvolvidas em favor dos danificados e das vítimas".

A ajuda, conclui o comunicado, "quer ser uma primeira e imediata expressão concreta dos sentimentos de espiritual proximidade e paterno ânimo do Sumo Pontífice para com as pessoas e os territórios devastados pelas inundações".