No Escritório de Imprensa da Santa Sé foi apresentado o primeiro número da nova série da revista Latinitas, da Pontifícia Academia Latinitatis instituída pelo Papa Bento XVI em novembro de 2012.

Na apresentação intervieram o Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi; o Presidente da Pontifícia Academia do Latinità e Reitor da Universidade da Bolonha, professor Ivano Dionigi; e o escritor Valerio Massimo Manfredi.

O primeiro número se apresenta com um artigo que responde às perguntas: "Latim para quem?, Latim por que?", do novo diretor Ivano Dionigi, depois de um epígrafe dedicado ao Papa Francisco.

A revista se divide em uma seção científica -histórica e psicológica-, outra humaniora, dedicada à literatura contemporânea em língua latina; e Ars docendi, onde se tratam os problemas da dialética das línguas e culturas clássicas da antiguidade até nossos dias.

Completam o volume um apêndice redigido em latim com "Breves do Academiae veta notitiae", resumo das principais atividades da Academia; as "Argumenta" ou "abstracts", contribuição da revista segundo as normas internacionais em vigor nas publicações científicas, e um útil "Index universus". A nova Latinitas publicará artigos em latim e pela primeira vez em italiano e outras línguas.