O Papa Francisco receberá o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin na próxima segunda-feira 25 de novembro às 17h (hora local), conforme confirmou o Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, o Padre Federico Lombardi. Um dia depois, irá encontrar-se com o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano.

Trata-se do primeiro encontro entre o Papa Francisco e o presidente russo e acontece depois que no dia 5 de setembro, o Papa enviasse uma carta a Putin, no início da reunião do G20, solicitando aos líderes que deixassem "de lado" a busca "inútil" de uma solução armada ao conflito da Síria para encontrar uma solução pacífica através do diálogo e da negociação.

Além disso, depois de ser eleito Papa, o Santo Padre recebeu uma carta de felicitação do patriarca da Igreja Ortodoxa Russa Kirill. Na carta o líder religioso russo mostrava sua disposição para que crentes ortodoxos e católicos unam forças para defender juntos os cristãos perseguidos em algumas partes do mundo e promover os valores tradicionais contra o laicismo.

O Papa Francisco será o terceiro Pontífice com o qual se encontrará o atual presidente russo. Em 13 de março de 2007 se reuniu com Bento XVI e embora não tenha convidado o Papa para a Rússia, tal e como alguns esperavam, o encontro pôde supor um avanço na melhora das relações com o então patriarca ortodoxo russo Alejo II.

Por sua parte, o Papa João Paulo II, agora beato e próximo santo, também se encontrou com Putin em 2000 e 2003. Muito antes, manteve uma histórica reunião com o presidente da União Soviética Mijaíl Gorbachov, em 1º de dezembro de 1989, poucos dias depois da queda do Muro de Berlim.