A sede da Nunciatura Apostólica na Síria foi atingida no início desta manhã (hora local) por um míssil, no bairro central de Malki, perto da Praça dos Omayyadi, uma das maiores de Damasco.

O incidente não causou feridos, apenas danos materiais, entre outras coisas porque o morteiro caiu às 6:35 desta manhã, quando os trabalhadores ainda não tinham começado a trabalhar.

Dom Mario Zenari, Núncio Apostólico na Síria afirmou que "tudo está cheio de pedras e escombros. Caiu um muro, mas por sorte estamos todos bem, se o ataque tivesse acontecido duas horas depois, as vítimas teriam sido muitas".

"Por volta das 6h45 ouvimos um estrondo ensurdecedor e logo aconteceu o impacto. Muito forte", relatou à imprensa Dom Mario Zenari, que correu imediatamente para ver o que tinha acontecido. "Rezamos e agradecemos a Deus porque a explosão só causou danos materiais, e não houve nenhuma vítima", adicionou.

O representante pontifício acrescentou que "este tipo de coisas acontecem todos os dias na Síria, como, por exemplo, no sábado passado quando ocorreram três disparos de morteiro contra o convento dos franciscanos em Aleppo".

Em outras zonas de Damasco antiga, na semana passada aconteceu o mesmo e inclusive, perto da nunciatura caíram em outras ocasiões projéteis, causando a fuga dos vizinhos, sobretudo, crianças.

Por isso o Prelado insiste à comunidade internacional e às partes em conflito a incrementar seus esforços para pôr fim ao conflito da Síria porque "o povo sofre mais a cada dia, todos os dias têm mortos, as pessoas abandonam suas aldeias e aumenta o número de refugiados e deslocados".