O bispo copto ortodoxo Anba Marcos, titular da diocese de Shubra al-Khaimah (Egito), chamou os cristãos a não responderem com violência os ataques e perseguições que sofrem, e pediu que termine a impunidade para com os terroristas.

"Os ataques e as perseguições que sofrem os coptos do Egito devido às últimas convulsões vividas no Egito não devem ser instrumentalizados para propagar ideias e comportamentos estranhos à fé cristã e contrários aos verdadeiros interesses das comunidades cristãs nativas no Egito", expressou o Bispo, e deixou claro que "todas as tentativas para invocar a intervenção do Ocidente sob o pretexto de salvar a minoria cristã devem ser rejeitadas".

Em declarações à imprensa local, o Prelado rejeitou que se acusem os cristãos de esconder armas nos templos. "as igrejas não precisam esconder armas, como alguns argumentam", porque qualquer medida de autodefesa teria pouco efeito frente aos ataques terroristas seletivos, assinalou.

O Bispo Marcos manifestou sua compreensão pelo sentimento de frustração que cresce, sobretudo, entre os grupos organizados de jovens coptos, alimentado também pela impunidade que se reserva aos responsáveis pelos atentados terroristas contra Igrejas e lares cristãos. Entretanto convidou todos a terem confiança na ajuda e proteção do Senhor.

Polícia estava ausente

Por sua parte, a imprensa informou durante o recente ataque terrorista que provocou a morte de quatro pessoas –incluindo uma menina de 9 anos e outra de 12– e deixou feridas outras 18 pessoas que assistiam a um casamento copto, que a polícia que deveria proteger a igreja durante a cerimônia estava ausente. Isto, indicaram as fontes, alimenta a desconfiança dos cristãos para com as forças de segurança egípcias.