O Secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Paul Tighe, participou do evento International Communication Summit Roma 2013, onde explicou que a Igreja aproveita as Social Media para levar todos os dias a mensagem de Deus a mais pessoas no mundo.

Para Dom Tighe o mundo não vive uma mudança tecnológica, mas sim uma mudança na cultura da comunicação.

O perito enfatizou que é necessário convidar todas as pessoas a aproximar-se de Deus através destes novos canais de comunicação e, ademais, compartilhou a sua experiência na administração de uma comunidade online de seguidores.

Dom Tighe explicou que a comunidade online "não é necessário administrá-la, mas sim apoiá-la com recursos".

"Os católicos presentes nos Social Media necessitam de recursos em sua língua própria, motivo pelo qual, desde o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, continuaremos trabalhando para experimentar com estas novas ferramentas, e o social media pode ser um grande canal para consegui-lo.", indicou Dom Tighe.

Suas declarações coincidiram com o anúncio de que as contas oficiais do Papa no Twitter já superaram os 10 milhões de followers e o lançamento oficial da conta no Instagram do Vaticano (Instagram.newsva) que já conta com mais de 15.000 followers.

Dom Tighe recordou as palavras do Papa Francisco sobre estes novos canais de comunicação: "Os cristãos têm que estar nos Social Media, participando das conversações, sem medo, e interatuando com todas as pessoas".

Neste contexto, o funcionário aconselhou saber escutar e guardar silêncio, porque "o silêncio nos permite escutar e refletir". Do mesmo modo, pediu ajudar a todos os cristãos para continuar com a "evangelização digital".

Sobre os trolls e ataques anônimos, Dom Tighe dirigiu um conselho a todos os presentes. "É necessário ser iguais na vida real e na vida digital, com humildade e transparência", indicou.

Neste encontro, onde se refletiu sobre a relação entre as instituições e o cidadão, também participaram Harper Reed, estrategista da campanha online do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, e a autora a Chinesa Jung Chang.