O secretário pessoal do Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, apresentou faz uns dias uma antologia de textos reunidos em um novo livro sobre a profunda preocupação e os ensinamentos de Joseph Ratzinger sobre a natureza e a ecologia.

Dom Alfred Xuereb disse à Rádio Vaticano que no livro titulado "Por uma ecologia do homem" se vê que "Bento XVI escreve que o homem, se deseja ter o coração em paz, deve ser consciente da conexão entre a ecologia natural e a ecologia humana". "Dali surge um elo inseparável entre a paz na criação e a paz entre os homens", adicionou.

O livro, publicado em italiano pela Libreria Editrice Vaticano, busca "fazer uma contribuição, embora pequena, para conhecer melhor a verdadeira identidade do Papa Bento. Sofro quando escuto comentários que estão muito longe do que ele realmente é", disse Dom Xuereb e adicionou que as palavras do Bispo Emérito de Roma neste livro "estão para ser meditadas".

"Nestes textos reunidos na antologia, Bento menciona a palavra responsabilidade 39 vezes. Isto significa que o homem não é suficientemente responsável ainda, e tampouco se deu conta da importância da pessoa humana".

Segundo a opinião do secretário do Bispo Emérito de Roma "este livro será uma contribuição à humanidade, que pode ser cada vez mais responsável por este dom que o Senhor nos deu, não como patrões, mas sim como custódios".

Depois de destacar a continuidade que observa entre o Bispo Emérito de Roma e seu sucessor, o Papa Francisco, Dom Xuereb recordou também o gosto de Bento XVI pela natureza.

"Não tem sentido cuidar a natureza, as plantas e desprezar o homem. O respeito pelo homem, como consequência, leva a respeitar a natureza", concluiu.