A Santa Sé celebrou no último dia 18 de outubro o 30º aniversário da criação do Centro Televisivo Vaticano (CTV) com uma comemoração titulada "A TV que conta o Papa ao mundo". O evento servirá para fazer um balanço destas três décadas de informação no vaticano e tomar um novo ponto de partida para "olhar para o futuro".

Do Escritório de Imprensa Internacional de Roma, o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), Dom Claudio María Celli, explicou aos jornalistas que o objetivo da televisão do Vaticano é divulgar a imagem do Papa Francisco da melhor maneira.

O CTV vive "uma época de completa maturidade, não é um tempo para olhar atrás, para o que fizemos, mas é um tempo para olhar para o futuro e seus desafios", disse.

Sem dúvida, para Dom Celli o Papa Francisco é uma mina para a difusão do Evangelho, porque conforme assinalou "este Papa mais que de palavras, é de gestos".

"Não se pode negar que é um momento de desafios para o CTV e para o Conselho de Comunicações o difundir a imagem do Papa por todo mundo", acrescentou.

Durante o curso da conferência de imprensa, o Papa Francisco fez chegar umas palavras de apoio através de uma mensagem na qual afirmou que pediu orações para que sejam capazes de chegar ao coração do homem, além das barreiras da desconfiança, como "peregrinos da comunicação".

Para terminar, projetaram-se as primeiras imagens tomadas em tecnologia Ultra HD (4K), do Papa Francisco durante a Missa de início do seu pontificado, no dia 19 de março deste ano e também algumas imagens da última Audiência Geral do Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, no último dia 27 de fevereiro, assim como algumas imagens da Cidade do Vaticano, seus maravilhosos jardins assim como da Guarda Suíça.

Deste modo se presta homenagem às horas de trabalho e momentos históricos filmados pelo CTV, que retransmite todas as suas produções "ao vivo" da Plataforma Digital Terrestre em todo mundo e através do seu site.

O CTV nasceu durante os primeiros anos do pontificado do Beato João Paulo II, em 1983, e desde 1996 é um organismo conectado totalmente com a Santa Sé. Seu objetivo principal é construir um anúncio universal do Evangelho, documentando através de imagens televisivas o ministério pastoral do Sumo Pontífice e as atividades da Santa Sé.

O CTV oferece transmissões ao vivo, programação cotidiana, produções e um importante arquivo de imagens que contém –somente com o pontificado de João Paulo II-, mais de dez mil vídeos com aproximadamente quatro mil horas de gravação. A tudo isso se podem somar todas as imagens feitas durante o pontificado de Bento XVI e do pontífice que atualmente é cabeça da Igreja, o Papa Francisco.

Anna Maria Tarantola, a presidente da Radiotelevisão Italiana (RAI), uma das televisões mais importantes do mundo, afirmou ao concluir o evento que o CTV foi capaz de aproveitar os meios de comunicação atuais da maneira mais eficaz e conseguiu "uma conquista muito importante".