O Pontifício Conselho da Cultura organizou para este domingo, 20 de outubro, o evento "100 metros de corrida e fé", que transformará a Via da Conciliação e a Praça de São Pedro em uma pista de atletismo onde participarão, entre outros, o ex-atleta britânico, Jason Gardener, medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas 2004 no revezamento 4x100m.

O evento será transmitido pela televisão e se realizará antes da oração do Ângelus e também participarão famílias, seminários, colégios e numerosos peregrinos. Também estarão presentes a jogadora de tênis Mary Santangelo, o corredor sexagenário Ulderico Lambertucci e Andrea Bartali, filho do mítico ciclista Gino Bartali, ganhador de três Giros da Itália e dois Tours da França.

Ademais, se recordarão alguns dos encontros com o mundo do esporte do Beato João Paulo II, de Bento XVI e do Papa Francisco. O encontro terminará com o Ângelus e a saudação do Pontífice aos participantes.

Em seu comunicado, o Pontifício Conselho da Cultura recordou que São Paulo descreveu a vida cristã como uma corrida ideal onde a fé passa de geração em geração e o cristão compete para conquistar "uma coroa incorruptível".

Além disso, no Ano da Fé, se quer destacar a importância do esporte como bem cultural, educativo e espiritual e chamar a atenção dos diversos componentes do mundo católico sobre o papel formativo que pode assumir o esporte na catequese cristã.

Do mesmo modo, na segunda-feira 21 se realizará o seminário "Crentes no mundo do esporte" que analisará as relações entre esporte e fé e no qual participam responsáveis pelo esporte profissional e das associações esportivas católicas.

O tema do seminário aponta a uma reflexão sobre como o esporte pode ajudar o ser humano a descobrir a sua natureza e sobre o valor do corpo humano, com uma referência especial à deficiência e ao valor do esporte aberto ao absoluto.