Celebrado há mais de dois séculos no país e considerada uma das maiores procissões do mundo, novamente o Círio de Nazaré atraiu centenas de milhares de fiéis à capital do Pará para expressar sua devoção à Virgem Maria, invocada neste arquidiocese como Nossa Senhora de Nazaré.

A seguir, a mensagem de Francisco na íntegra, entregue pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello e leva a assinatura do Cardeal Secretário de Estado do Vaticano, Dom Tarcisio Bertone:

“Sua Santidade o Papa Francisco saúda com particular afeto os romeiros que, neste ano de 2013, comemoraram a festa do Círio de Nazaré em Belém do Pará, e os encoraja a serem sempre testemunhas dos genuínos valores evangélicos na sociedade paraense, como discípulos-missionários de Jesus, pois, a exemplo de quanto afirmou na sua recente visita apostólica ao Brasil, por ocasião da XXVII Jornada Mundial da Juventude, "não podemos ficar fechados na paróquia, nas comunidades, na nossa instituição paroquial ou na instituição diocesana, quando há tanta gente esperando o Evangelho!”.

“Mas sair... enviado. Não se trata simplesmente de abrir porta para que venham, para acolher mas de sair porta afora para procurar e encontrar (Papa Francisco, homilia, 27.07.2013). Com estes votos, e sob o olhar misericordioso da Santíssima Virgem, o Santo Padre concede a todos que tomamos parte das celebrações do Círio de Nazaré, como penhor de constante assistência divina, a imploração da benção apostólica”.
A mensagem é assinada pelo Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado.