O Papa Francisco celebrou nesta manhã, como todos os dias, a Missa na capela da Casa Santa Marta, em sua homilia o Santo Padre afirmou que não se pode conhecer Jesus em "primeira classe", mas na vida cotidiana.

O Papa desenvolveu a sua homilia a partir da pergunta que Herodes faz a Jesus. Um interrogatório, disse, "que na realidade se fazem todos os que encontram com Jesus", uma pergunta "que se pode fazer por curiosidade" ou se "pode fazer por segurança".

Do mesmo modo, observou que lendo o Evangelho vemos que "algumas pessoas começaram a sentir medo deste homem, porque poderia levá-los a um conflito político com os romanos".

O Santo Padre acrescentou que "não se pode conhecer Jesus sem ter problemas. E eu ousaria dizer: se quiser ter problemas, siga a estrada para conhecer Jesus. E terá não um, mas muitos problemas! Mas é o caminho para conhecer Jesus! Não se pode conhecer Jesus em primeira classe! Jesus é conhecido no caminhar cotidiano de todos os dias. Não se pode conhecer Jesus na tranquilidade nem na biblioteca. Conhecer Jesus!".

Do mesmo modo explicou que se pode conhecer Jesus no Catecismo porque este nos ensina muitas coisas sobre Jesus. "Devemos estudá-lo, devemos aprendê-lo".

Assim, continuou, "conhecemos o filho de Deus, que veio para nos salvar; entendemos toda a beleza da história da Salvação, do amor do Pai, estudando o Catecismo". A este ponto, perguntou "quantas pessoas leram o Catecismo da Igreja Católica desde que se publicou faz 20 anos?".

"Sim, se deve conhecer Jesus no Catecismo. Mas não é suficiente conhecê-lo com a mente: este é um passo", assinalou Francisco. Mas é necessário conhecê-lo no diálogo com Ele, falando com Ele, na oração, de joelhos. "Se não rezamos, se não falamos com Jesus, não o conhecemos. Sabemos coisas de Jesus, mas não temos esse conhecimento que o coração dá na oração", disse o Pontífice.

Ao conhecimento de Jesus através do Catecismo e da oração acrescentou uma terceira via: o discipulado, "ir com Ele, caminhar com Ele". Por isso, indicou o Papa, "é necessário conhecer Jesus com a linguagem da ação".

Para concluir assinalou que "não se pode conhecer Jesus sem envolver-se com Ele, sem apostar a vida por Ele. Quer saber quem ele é? Lê o que a Igreja te diz sobre Ele, fala com Ele na oração e caminha em seu caminho com Ele".