O Arcebispo de Aleppo, na Síria, Dom Jean-Clément Jeanbart, metropolita dos grego-católicos, reuniu dados quantitativos que contribuem para compreender a magnitude do desastre humanitário consequência da prolongada guerra civil que está sangrando o país.

"Nos últimos meses, somente em Aleppo", diz o Arcebispo em uma nota enviada à agência Fides, "1400 fábricas e oficinas foram saqueadas, demolidas ou incendiadas, enquanto em todo o país mais de duas mil escolas foram devastadas ou inutilizadas, 37 hospitais e cerca de mil pequenas clínicas e dispensários foram vandalizados".

A maioria dos depósitos de trigo foi esvaziada, as centrais elétricas sabotadas, linhas de ferrovia e estradas bloqueadas ou em estado impraticável e perigoso por causa dos grupos armados que aterrorizam os viajantes que se atrevem a passar ou sair da cidade.

"Diante dessas adversidades e do caos que estamos vivendo", diz o Prelado, "não nos resta mais que nos entregar à Misericórdia divina, a única capaz de nos libertar e restabelecer a paz no país".

"Que a Santa Cruz do Senhor ilumine os que detêm o poder. Nós podemos mais que agradecer ao Papa Francisco pelos seus apelos repetidos e insistentes à oração pela paz na Síria".