O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da 47ª Semana Social dos católicos italianos iniciada nesta quinta-feira na cidade de Turim (Itália) e os chamou a "evidenciar o laço que une o bem comum à promoção da família fundada no matrimônio".

A mensagem foi dirigida ao Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Angelo Bagnasco, e nele Francisco recorda que a família é uma escola privilegiada de generosidade que educa a superar o individualismo que existe na sociedade.

A família, indicou o Papa, é mais que um tema, é vida, "é caminho de gerações que se transmitem a fé junto com o amor", "é fadiga, paciência, e também projeto, esperança e futuro". E tudo isto se converte em levedura cada dia na massa de toda a sociedade para o seu maior bem comum. Além disso, o futuro da mesma sociedade está enraizado nos jovens e nos anciões, que são a memória viva.

Por isso, advertiu que "um povo que não se ocupa dos anciões, das crianças e dos jovens não tem futuro".

Sobre a Igreja, indicou que esta oferece "uma concepção da família que é a do livro do Gênesis, da unidade na diferença entre homem e mulher" e como tal "merece ser sustentada eficazmente".

Nesse sentido, advertiu que as consequências das eleições culturais e políticas que se referem à família afetam os diversos âmbitos da vida de um país: desde o problema demográfico às demais questões referentes ao trabalho até a mesma "visão antropológica que está na base de nossa civilização".

Conforme informou a Rádio Vaticano, o Santo Padre reconheceu "os sofrimentos de tantas famílias" devido à falta de trabalho ou aos conflitos internos ou os fracassos da experiência conjugal e manifestou a todos a sua proximidade, de uma vez que recordou o testemunho simples de tantas famílias "que vivem a experiência do matrimônio e do ser progenitores com alegria" e sem medo de encarar também os momentos da cruz que vivida em união com a do Senhor, não impede o caminho do amor, mas ao contrário, pode fazê-lo mais forte.

Em sua mensagem, também recordou ao Beato José Toniolo, um leigo católico que apesar das dificuldades soube percorrer caminhos profícuos "para trabalhar na busca e na construção do bem comum", destacando que seu exemplo "constitui um estímulo sempre válido para os católicos leigos de hoje para que procurem vias eficazes para a mesma finalidade".

Finalmente, expressou seu desejo de que esta Semana Social contribua "de modo eficaz evidenciar o laço que une o bem comum à promoção da família fundada no matrimônio, acima de preconceitos e ideologias".

As Semanas Sociais na Itália começaram em 1907. Um de seus principais promotores foi o Beato José Toniolo. Esta é a primeira Semana Social que se celebra depois de sua beatificação realizada em 28 de abril de 2012.