O Cardeal agostiniano Prosper Grech –que fez a última meditação antes de proceder às votações no Conclave que elegeu o Papa Francisco– explicou que o Santo Padre está escrevendo uma encíclica sobre os pobres que também ajudará a entender melhor o voto de pobreza na Igreja.

Em entrevista concedida ao Grupo ACI em Roma, o Cardeal de 87 anos disse que "não é fácil definir a pobreza porque este já não é mais um assunto de pobreza radical, mas uma encíclica sobre a pobreza ajudará as ordens religiosas a definir como vivê-la realmente nas nossas sociedades".

O Cardeal se refere à encíclica que escreve o Papa Francisco e que foi anunciada em maio por um Bispo italiano. O texto levaria por nome "Beati pauperes". A primeira encíclica do Santo Padre se titula "A luz da fé" e foi escrita com a contribuição valiosa de Bento XVI.

Para o Cardeal, esta nova encíclica ajudará a definir "onde estamos em relação à pobreza" e precisou que o conceito varia de acordo ao lugar onde cada pessoa vive: "a pobreza na África significa uma coisa e nos Estados Unidos e Europa significa outra".

"É um assunto de proporção", precisou.

Logo depois da eleição do Papa Francisco em 13 de março, o Santo Padre brincou com o Cardeal Grech: "bom, você nos deu uma boa meditação… mas olha o que saiu dela!".