O Papa Francisco enviou uma mensagem ao frei Fernando Millán Romeral, Prior Geral da Bem-aventurada Virgem do Monte Carmelo (carmelitas), em ocasião da celebração do capítulo geral.

Francisco ofereceu palavras de ânimo e esperança a todos os irmãos da ordem e lhes propôs três elementos que "podem guia-los na realização plena de sua vocação... a lealdade a Cristo, a oração e a missão".

O Papa disse que em um mundo que frequentemente desconhece Cristo e, de fato, o rejeita, eles são convidados a participar e a anunciar a Cristo de uma forma mais profunda. "É um chamado contínuo para seguir Cristo e conformar-se com Ele. Isto é de vital importância no nosso mundo tão desorientado porque quando se apaga a chama de Cristo todas as outras luzes terminam perdendo sua força".

Falando da oração, o Papa destacou que "um carmelita sem esta vida contemplativa é um corpo morto!". "Agora mais que nunca é o momento de redescobrir o caminho interior do amor através da oração e dizer às pessoas de hoje no testemunho da contemplação, assim como na pregação e na missão, que o importante não são os atalhos inúteis, mas é a sabedoria que surge de meditar ‘dia e noite na lei do Senhor’, Palavra que sempre conduz à Cruz gloriosa de Cristo. E, junto com a contemplação, a austeridade ... que não é um aspecto secundário nem de sua vida nem de seu testemunho".

Deste modo o Pontífice mencionou que cair na mundanidade espiritual é uma tentação muito forte e lhes alentou a levar uma vida austera e de penitência como na antiga tradição carmelita.

"A missão de vocês é a mesma missão de Jesus... Hoje em dia, a missão às vezes traz problemas difíceis, porque a mensagem evangélica nem sempre é bem recebida e é, às vezes, rejeitada com violência. Nunca devemos esquecer que, ainda que estejamos nas águas turvas e desconhecidas, aquele que nos chama à missão nos dá também a coragem e a força para realiza-la".

Ao finalizar Francisco lhes recordou que "o testemunho de seu amor e sua esperança, enraizada na profunda amizade com o Deus vivo, pode ser uma "brisa suave" que renove e revitalize sua missão eclesial no mundo atual".