Logo depois de inteirar-se de sua nomeação como novo Secretário de Estado do Vaticano, neste sábado, por decisão do Papa Francisco, Dom Pietro Parolin, que até o momento era o Núncio Apostólico na Venezuela, expressou que esta designação "constitui uma surpresa de Deus na minha vida".

Em declarações da Venezuela, Dom Parolin disse que sente "viva a graça deste chamado", assim como "sobretudo, sinto a inteira responsabilidade, porque ela me confia uma missão comprometida e exigente, frente à qual as minhas forças são débeis e pobres as minhas capacidades".

"Por isso me encomendo ao amor misericordioso do Senhor, de quem nada nem ninguém poderão separar-me, e à oração de todos".

Dom Parolin expressou sua "profunda e afetuosa gratidão ao Santo Padre Francisco, pela imerecida confiança que me demonstrou, e manifesto a minha renovada vontade e total disponibilidade para colaborar com ele e sob a sua guia para a maior gloria de Deus, o bem da Santa Igreja e o progresso e a paz da humanidade, para que ela encontre razões para viver e esperar".

"Agradeço a todos, a partir de agora, pela compreensão e pela ajuda que, de qualquer maneira, quererão prestar-me no desenvolvimento de meu novo encargo".

Dom Parolin também manifestou sua lembrança pelo Papa emérito Bento XVI, que me ordenou Bispo, na Secretaria de Estado, que já foi a minha casa durante muitos anos, ao Excelentíssimo Cardeal Tarcisio Bertone, aos outros Superiores, aos colegas e aos colaboradores e à inteira Cúria romana, aos Representantes Pontifícios. A todos sou imensamente devedor".

"Coloco-me com ansiedade, mas também com fé e serenidade, neste novo serviço ao Evangelho, à Igreja e ao Papa Francisco, disposto, como ele nos pediu desde o início - a caminhar, edificar, construir e confessar".

"Que a Virgem, que eu gosto de invocar com os títulos de Monte Berico, Guadalupe e Coromoto, nos dê a coragem de caminhar em presença do Senhor, com a Cruz do Senhor; de edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor vertido na Cruz; e de confessar a única glória, Jesus Cristo crucificado. E assim a Igreja irá adiante".

"E, como se diz na Venezuela: ‘Que Deus lhes abençoe!’", concluiu.

Na manhã do sábado, 31 de agosto, o Papa Francisco aceitou a renúncia do atual Secretário Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, pedindo-lhe que se mantenha no cargo até o dia 15 de outubro deste ano.

Nessa data, Dom Pietro Parolin tomará posse do cargo.