O Papa Francisco presidiu a missa de abertura do Capítulo Geral da Ordem dos Agostinianos em que se escolherá o prior geral para os próximos seis anos e se definirão as linhas de atuação dos agostinianos para esse novo período.

Na Igreja de Santo Agostinho em Roma, o Santo Padre disse em sua homilia que devemos rezar a Deus para que "conserve em nosso coração a inquietude espiritual de buscá-lo sempre, a inquietude de anunciá-lo com coragem, a inquietude do amor por todos os irmãos e irmãs".

Exemplo disto é Santo Agostinho, explicou o Pontífice, que "se deixa inquietar por Deus, não se cansa de anunciá-lo, de evangelizar com coragem, sem temor, procurar ser a imagem de Jesus Bom Pastor que conhece suas ovelhas, assim, como amo repetir, que ´cheira a ovelha´ e sai para buscar as que estão perdidas".

"Agostinho vive aquilo que São Paulo indica a Timóteo e a cada um de nós: anuncia a palavra, insiste no momento oportuno e importuno, anuncia o Evangelho com o coração magnânimo, grande, de um Pastor que está inquieto por suas ovelhas. O tesouro de Agostinho é esta atitude: sair sempre em direção a Deus e ao seu rebanho. É um homem em tensão entre estas duas saídas".

Francisco alentou também a "não ´privatizar´ o amor… e a estar sempre em caminho, dizia o Padre, sempre inquieto! E esta é a paz da inquietude".

O Papa, refletindo sobre a figura de Santa Mônica, mãe do bispo de Hipona, observou: "Quantas mães hoje derramam lágrimas para que seus filhos voltem para Cristo? Não percam a esperança da graça de Deus".

O Pontífice advertiu sobre a mundanidade espiritual, por isso convidou a "não deixar-se fascinar pela mundanidade espiritual e pelo carreirismo", porque impulsionam "a fazer tudo por amor próprio e por interesses pessoais", assegurou.

Também insistiu na necessidade de tomar cuidado frente ao perigo de "acomodar-se na própria vida cristã", na vida sacerdotal, na vida religiosa e também na vida comunitária, em lugar de sentir a força da inquietude por Deus, por sua Palavra que impulsiona a "sair para o rebanho".

Os padres agostinianos continuarão o capítulo até meados de setembro no Instituto Patrístico "Augustinianum". Com este capítulo conclui o mandato do atual prior geral, padre Robert Prevost, e se escolhe um novo. Também se preparará o programa para os próximos seis anos.