O Papa Francisco enviou ao Arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil), Dom Orani Tempesta, uma carta para agradecer-lhe o carinho e acolhida do povo brasileiro durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e o testemunho de uma fé "muito mais forte que o frio e a chuva que marcaram grande parte destes dias".

No texto, o Santo Padre também agradeceu aos bispos auxiliares e membros do Comitê Organizador Local pela generosidade e empenho na preparação da JMJ, assim como a dedicação dos voluntários e benfeitores que fizeram possível que este evento "fosse um acontecimento que marcará a história da ‘Cidade Maravilhosa’ e da Igreja que está no Brasil".

Francisco também pediu transmitir seus agradecimentos aos que trabalham com a Rede de Tratamento de Dependência Química, no hospital São Francisco de Assis da Providência de Deus, no bairro da Tijuca.

Além disso, deixou sua saudação aos habitantes da Comunidade da Varginha, que, junto com seu pároco, proporcionaram-lhe uma "recepção calorosa e alegre", assim como aos moradores de Copacabana, "que tão generosamente, e não sem sacrifício, acolheram no seu bairro os milhões de fiéis que participaram das celebrações" da JMJ.

O Papa também dedicou umas palavras aos habitantes de Guaratiba para dizer-lhes que apesar de que não pôde celebrar a Missa de Envio no Campus Fidei devido às fortes chuvas, "o Papa está muito próximo deles e que reza por cada família daquela vizinhança".

"Com estes sentimentos e votos, que confio a Nossa Senhora Aparecida, imploro do Espírito Santo renovada efusão dos seus dons sobre o ministério de Dom Orani e de seus sacerdotes para levarem o seu povo a repousar e saciar-se em Deus, ao conceder a todos os filhos e filhas da queridíssima Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com menção especial dos idosos e doentes, dos jovens e crianças, a minha Bênção Apostólica e peço que, por favor, não deixem de rezar por mim", finalizou o Papa.