O Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, assinalou que o Papa Francisco anunciará no próximo dia 30 de setembro, durante um consistório no Vaticano, a data da canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Cardeal recordou que quando regressou do Brasil, o Papa Francisco já havia mencionado que a canonização dos beatos poderia dar-se em 2014. "O Santo Padre dará uma data precisa em 30 de setembro, durante o Consistório que ele irá presidir. Consistório sobre os Santos, propriamente sobre estas duas canonizações. Nesse momento o Santo Padre dirá a data oficial que só ele sabe".

"Queria dizer uma coisa sobre estas duas figuras: João XIII foi o grande profeta e criador do Concílio; João Paulo II foi aquele que o colocou em prática e o desenvolveu em todos os seus componentes e em todas as suas virtualidades. São verdadeiramente dois pilares não somente de cultura cristã, mas também de santidade cristã".

O milagre que elevará aos altares dos santos a João Paulo II é o de uma mulher costa-riquenha que se recuperou de um aneurisma quando já estava desenganada.

No caso de João XXIII, o Papa Francisco decidiu proceder com a canonização sem necessidade de um segundo milagre, algo que o porta-voz do Vaticano, o Padre Federico Lombardi, esclareceu dizendo que o milagre "não é uma necessidade absoluta".