O Papa Francisco expressou sua proximidade com os participantes do IV Congresso Missionário Nacional na Argentina, que se realiza até hoje no prédio de São Fernando de Catamarca, e os animou a "saírem de si mesmos e irem às periferias, periferias geográficas e às existenciais, para anunciar Jesus e fazer conhecer sua mensagem".

Através de uma mensagem, o Santo Padre expressou sua proximidade com os participantes desta convocatória, e os agradeceu pelo "trabalho que fazem, obrigado pelo zelo apostólico que demonstram".

Também os animou a "saírem de si mesmos e irem às periferias geográficas e existenciais para anunciar Jesus e fazer reconhecer a sua mensagem. Peço ao Espírito Santo que lhes dê força e coragem para agir sem medo e com ardor, que os liberte da tentação dos comodismos".

Desde sábado 17 pela manhã, centenas de missionários se encontram na capital provincial participando do IV Congresso Missionário Nacional, que terminará hoje, segunda-feira 19 no prédio ferial desta cidade, como preparação para o Congresso Missionário Latino-americano que se realizará na Venezuela de 26 de novembro a 1º de dezembro.

Em sintonia com o Ano da Fé, e no Ano Diocesano da Juventude da diocese de Catamarca, o encontro se realiza sob o lema "Argentina Missionária, compartilha sua Fé". A convocatória reuniu a 800 congressistas de distintas regiões do país, 90 dos quais são crianças e participam de tarefas e jogos guiados pelos integrantes da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Também há presenças destacadas do Episcopado argentino: entre os prelados nacionais, passaram pelo evento o arcebispo de Salta e membro da comissão executiva da Conferência Episcopal, Dom Mario Antonio Cargnello; o Bispo auxiliar de Buenos Aires e presidente da Comissão Episcopal de Missões, Dom Vicente Bokalic Iglic CM; e os bispos Juan Horacio Suárez, de Gregorio de Laferrere; Joaquín Gimeno Lahoz, de Comodoro Rivadavia; José Slaby, Prelado de Esquel; Jorge Lozano, de Gualeguaychú, e o anfitrião, Dom Luis Urbanc.