L’Osservatore Romano informou que o processo de restauração do afresco da "Madonna della Colonna", também conhecido como "Mater Ecclesiae", "Mãe da Igreja", terminou. A famosa imagem é uma das imagens marianas mais importantes da Basílica de São Pedro do Vaticano, e sua reparação foi retomada com motivo do Ano da Fé.

O trabalho foi realizado por Lorenza D’Alessandro e Giorgio Capriotti, restauradores de grande experiência e de comprovada mestria a cargo da Fábrica de São Pedro, e graças ao apoio da Ordem dos Cavaleiros de Colombo.

A recente restauração foi precedida de numerosas análises de laboratório e de tomadas fotográficas com laser infravermelho em fluorescência UV. Deste modo, guiados pelas investigações científicas e da imagem pluri-espectral a cargo do perito Mallio Falcioni e com a ajuda de lentes microscópicas, descobriram novas partes do desenho invisíveis até o momento: os pés e a mão esquerda do menino Jesus, uma estrela dourada, e parte do rosto da Virgem entre outros.

A história do Mater Ecclesiae"

O afresco data de princípios do século XV e teria sido realizado por um grande pintor anônimo que procederia de uma escola toscana. Estava situado na nave central do antigo templo de São Pedro –anterior à construção da atual Basílica de São Pedro-, sobre a terceira coluna da esquerda: a "Colonna", uma coluna de mármore, próxima ao tabernáculo do Santíssimo Sacramento, sob a qual se situava um recipiente de água bendita.

Diante daquele altar durante o mês de setembro de 1605, graças à intercessão da Virgem, muitas pessoas resultaram milagrosamente ilesas da inesperada queda de um pedaço de mármore. O milagre se conhece graças ao Cardeal Arcipreste Giovanni Evangelista Pallotta (1548-1620), quem informou do incidente e do perigo evitado, durante o Consistório de 26 de setembro desse mesmo ano.

O estado da velha Basílica e a necessidade de continuar sua construção animou o Papa Paulo V a demoli-la e começar de novo a sua construção, salvando o afresco da Madonna della Colonna, que foi separado e reservado para ser colocado na nova Basílica, a atual São Pedro do Vaticano.

Em 2 de fevereiro de 1607 o fragmento de coluna com a milagrosa imagem da Virgem foi solenemente colocado sobre um altar elaborado pelo famoso arquiteto Giacomo della Porta (1532-1602), na capela situada no ângulo sul-oeste da Basílica, atrás do conhecido pilar da Santa Verônica.

Em 21 de Novembro de 1964, a conclusão da terceira sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II, o Papa Paulo VI proclamou solenemente à Virgem Maria "Mãe da Igreja", "Mater Ecclesiae", cuja inscrição se acrescentou em 1970 sobre a imagem da Madonna.

Depois do atentado de 13 de maio de 1981, o Beato João Paulo II colocou no exterior da Basílica um mosaico da Virgem inspirado no antigo e venerado afresco da Madonna della Colonna.

Em 17 de fevereiro de 2013, primeiro Domingo de Quaresma, depois da Missa Capitular no altar da Cátedra de São Pedro, o Arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Angelo Comastri, prostrou-se ante o altar da Madonna della Colonna e depois de entoar o "Salve Regina" incensou a imagem Mariana restaurada devolvendo-a à devoção da Basílica.

"O olhar materno de Maria ainda hoje convida à oração e capta a atenção do observador, convertendo a pintura em um objeto de grande devoção", conclui o jornal da Santa Sé.