O Cardeal Ersilio Tonini, Arcebispo Emérito de Ravenna-Cervia (Itália), e o mais idoso do Colégio Cardinalício, faleceu no domingo aos 99 anos de idade; o Papa Francisco enviou um telegrama onde expressa seu pesar e recorda com admiração a atividade apostólica "fecunda e múltipla" do Cardeal.

 Em seu texto, o Santo Padre afirma que o Cardeal Tonini foi um pastor "entregue e generoso, solícito e amável, animado pelo desejo de anunciar Cristo, aos homens e mulheres de nosso tempo, com uma linguagem simples e incisiva e com um testemunho de vida coerente e autêntico".

Por sua parte, a imprensa recordou que o mesmo Cardeal Tonini estava acostumado a dizer que "sempre fui um padrezinho do campo".

Sua vida:

O Arcebispo Emérito de Ravenna-Cervia nasceu em 20 de julho de 1914 em Centovera di São Giorgio Piacentino, em uma família de camponeses. Era o terceiro de cinco filhos. Sua vida esteve ligada ao jornalismo, já que era muito conhecido na Itália por apresentar o programa televisivo "Os dez mandamentos", o que lhe valeu que lhe chamassem "o comunicador de Deus".

Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II em 1994, quando já tinha feito 80 anos.

Converteu-se no cardeal mais velho em abril de 2010, quando morreu o alemão Paul Augustin Mayer. Depois de seu falecimento, agora o membro mais idoso do Colégio Cardinalício é o também italiano Cardeal Fiorenzo Angelini, presidente emérito do Pontifício Conselho para os Operadores Sanitários, que fará 97 anos no próximo 1º de agosto.

Com a morte do cardeal Ersilio Tonini, o Colégio Cardinalício fica com 202 membros, 112 dos quais são eleitores.