A apresentação da Via-Sacra na Jornada Mundial da Juventude Rio2013, com a presença do Papa Francisco, levou cerca de um milhão e meio de pessoas, segundo a organização, à praia de Copacabana. Representando o sofrimento e a morte de Jesus na cruz, antes de sua ressurreição, as 14 estações emocionaram os fiéis e serviram de inspiração para o discurso do Santo Padre.

O passado e o presente do cristianismo foram representados nas estações, com os temas: “jovem missionário”, “jovem convertido”, “jovem de comunidade de recuperação”, “jovem falando em nome das mães”, “seminarista”, “religiosa que luta pela vida (contra o aborto)”, “casal de namorados”, “jovem falando pelas mulheres que sofrem”, “estudante cadeirante”, “jovem das redes sociais”, “presidiário ou jovem da pastoral penal”, “jovem com doença terminal”, “jovem deficiente auditivo” e “jovens da África, América do Norte, da América Latina e do Caribe, da Europa, da Ásia e da Oceania”.

Em cada uma das estações mensagens foram lidas por jovens de diferentes perfis: um missionário, um convertido, um ex-usuário de drogas, uma pessoa que representava as mães, um seminarista, alguém do movimento pela vida, um casal de namorados, uma mulher representando as pessoas que sofrem, um jovem que trabalha com redes sociais, um da pastoral penal, um jovem com doença terminal e um jovem deficiente auditivo.

 Na última estação, que foi encenada no palco principal, jovens representando a África, América do Norte, Europa, Ásia e Austrália leram orações inspiradas na mensagem final do Concílio de Roma, em 2012.

A Via-Sacra fez uma alusão às questões da juventude, revelando o sofrimento de Jesus em meio “às dores” presentes na sociedade atual. E o percurso fez referência ao mesmo usado nas procissões do século XVI, com um cenário que recriou a cidade antiga de Jerusalém.

Participaram do espetáculo 280 voluntários e muitos artistas convidados, entre eles: Eriberto Leão, Livian Aragão, Murilo Rosa, Ana Maria Braga e Cássia Kiss (como Maria).

Na oração ao final, o Santo Padre pediu que o Cristo Redentor acolhesse todos os povos.

Em seu twitter (Pontifex_pt), o Papa publicou uma frase de seu discurso: “Não há cruz, pequena ou grande, da nossa vida que o Senhor não venha compartilhar conosco”.