Entrou em ação ontem, 15, um plano da Secretaria de Aviação Civil (SAC) para atender os mais de 700 mil peregrinos que devem chegar de avião, nos próximos dez dias, para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, que acontece na semana que vem, de 23 a 28 de julho e trará o Papa Francisco ao Brasil, em sua primeira viagem internacional como Sumo Pontífice. O plano da aviação ficará em vigor até 4 de agosto.

Quatro principais aeroportos do país terão aumento médio de 58% no número de funcionários, são eles: Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que terão uma oferta de 70 mil assentos por dia durante para a Jornada, 60% a mais em relação à movimentação média dos aeroportos no mês de junho. E nos dois aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, que recebem o maior número de voos internacionais do país. Em Guarulhos as equipes da alfândega e da Polícia Federal receberão reforços de 193%.

O plano é o mesmo usado na Copa das Confederações, que teve sete aeroportos envolvidos no torneio, de 15 a 30 de junho. Inclui a preparação de 17 aeroportos alternativos, a serem acionados em caso de emergência, além do mapeamento de 1.153 vagas adicionais para estacionamento de aeronaves em 30 aeroportos do país inteiro. Para evitar filas e atrasos, o governo elaborou um plano de operação de redistribuição de horários de voo, de forma a minimizar picos de chegadas e saídas, e reforço de contingente.

O Centro de Comando e Controle Nacional será mantido em funcionamento e acompanhará de perto todas as operações aeroportuárias. Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aumentou seu efetivo em 133% no Galeão e em 300% em Congonhas, para fiscalizar as empresas aéreas e administradores de aeroportos, que se comprometeram a manter seus balcões de check-in com o número máximo de funcionários. Também tiveram seus efetivos acrescidos os aeroportos de Guarulhos (114%) e Santos Dumont (50%).

São esperados 2,5 milhões de pessoas, que já começaram a chegar. Só ontem cerca de 30 mil jovens de diferentes países vieram para participar da Semana Missionária, que vai de hoje até o dia 20. Esses jovens estrangeiros estão sendo acolhidos em mais de 150 cidades brasileiras