Na manhã de ontem em suas palavras prévias à oração do Ângelus na Vila Pontifícia de Castel Gandolfo, o Papa Francisco confiou à intercessão de Nossa Senhora Aparecida a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, que se realizará de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

"Gostaria de confiar outra intenção a Nossa Senhora, junto a todos vocês. Está próxima a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. Se vê que existem tantos jovens de idade, mas todos vocês são jovens no coração! Eu partirei em oito dias, mas muitos jovens irão ao Brasil antes. Rezemos então por esta grande peregrinação que começa, para que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, guie os passos dos participantes e abra os seus corações para acolher a missão que Cristo dará a eles", exclamou o Pontífice.

No último dia 9 de Julho o Papa decidiu conceder a indulgência plenária aos participantes da JMJ, e aqueles que, legitimamente, não possam assistir ao evento também poderão obtê-la participando espiritualmente das atividades do encontro.

Esta graça supõe, ademais, as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Papa durante a jornada.

Os organizadores esperam uma participação maciça por parte dos peregrinos latino-americanos, que receberão em seu continente ao primeiro Pontífice argentino da história, o Papa Francisco.