A Presidente do Brasil, Dilma Roussef, recebeu a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e garantiu aos prelados a segurança para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, que acontecerá do dia 23 ao 28 de julho com a participação do Papa Francisco.

Em 21 de junho a mandatária recebeu o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB; Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luis e Vice-presidente da CNBB; e Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasilia e Secretário geral da CNBB.

Conforme informa o site da CNBB, o encontro durou cerca de 45 minutos e discutiram a visita do papa ao Brasil e a Jornada Mundial da Juventude.

O Cardeal Damasceno entregou à presidente uma nota do Episcopado brasileiro sobre as manifestações que ocorrem no país.

Os protestos no Brasil expressam o desacordo de um importante setor da população com o aumento da tarifa do transporte público, que reclama para que a corrupção da administração do governo se detenha e é uma reclamação ante os elevados gastos que se realizam em vistas à Copa do Mundo de Futebol de 2014. Os manifestantes também pedem maior investimento na saúde e a educação.

Segundo a Agência Brasil, citada pelo site do Episcopado brasileiro, a Presidente Roussef garantiu a segurança para a JMJ e assinalou que "é missão do Estado, do município, do próprio governo estadual dar garantia a todos os cidadãos que vêm ao Brasil".

Calcula-se que aproximadamente 2 milhões de pessoas chegarão ao Brasil para participar deste encontro.

O Cardeal Damasceno disse aos jornalistas, pouco antes da reunião com a Presidente, que a programação da JMJ se manterá conforme o estabelecido.

"Não estou preocupado. Tudo está correndo normalmente, não vamos fazer nenhuma modificação, tanto na programação quanto na data. Os governos têm a missão, a tarefa de guardar a segurança daqueles que vão participar da jornada. Temos certeza de que jovens que virão serão muito bem acolhidos", precisou.