O Campus Fidei será palco dos dois principais atos centrais da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, a vigília no dia 27 e a missa de envio no dia 28 de julho. Antes disso, porém, o local tem sido palco de um grande projeto de infraestrutura.

Cada um dos 22 lotes tem, aproximadamente, a área de sete campos do Maracanã. E pensando na comodidade do peregrino serão instaladas 32 ilhas de serviços, com banheiros, lavatórios, bebedouros, torres de vigilância e venda de bebidas e comidas; deste modo, o peregrino não precisará se deslocar entre os lotes.

A Vigília deve começar no sábado por volta das 19h30 e a entrada dos peregrinos será liberada às 6h da manhã, já que a ocupação dos lotes será feita por ordem de chegada. O Papa Francisco chegará de helicóptero, mas para ficar mais perto dos jovens percorrerá o trajeto até o palco de papamóvel, ficando cerca de 50 a 100 metros dos fiéis.

O abastecimento de água do Campus Fidei será o mesmo utilizado nos últimos Jogos Olímpicos de Londres (2012), projetado por holandeses. O sistema, um dos mais modernos do mundo, é bastante utilizado em eventos de grande porte.

No total serão 12 milhões de litros de água potável para o evento, que serão distribuídos por 177 bolsões, espalhados por todo terreno. O local contará também com um serviço de tratamento e reutilização de toda água utilizada em uma estação de tratamento de esgoto (ETE) construída dentro do terreno. Haverá ainda 115 bolsões para armazenagem da água utilizada. No percurso de peregrinação até a chegada ao Campus Fidei, que pode chegar à 13km, os peregrinos contarão com pontos de hidratação instalados a cada dois quilômetros.

NÚMEROS CAMPUS FIDEI

· Terreno de 1,362 milhão de m²

· 22 lotes

· 32 ilhas de serviço

· A área de cada lote corresponde a, em media, sete campos do Maracanã

· 33 telões de LED para o público

· 4673 banheiros para os peregrinos, dos quais 270 são adaptados para pessoas com deficiência física

· 615 lavatórios

· 4.920 pias/bebedouros

· 2.016 posições de mictório

· 12 milhões de litros de água para o evento. Eles serão distribuídos por 177 bolsões

· Tamanho do palco: 75 metros de largura por 68 metros de profundidade.