Ao celebrar a Missa na manhã de ontem na Capela da Casa Santa Marta, com a assistência de aproximadamente quarenta Núncios Apostólicos, o Papa Francisco exortou a viver com "adoração e amor" por Jesus.

O Santo Padre recordou que no Evangelho de hoje, o Senhor pergunta aos Apóstolos "'E vós, quem dizeis que eu sou?", e assinalou que é necessário responder a Jesus com o coração, inspirados pela adoração a Ele e pela rocha do seu amor.

"Quem dizeis que eu sou?’ Uma pergunta a qual Pedro responde: ‘O Cristo de Deus’, que também dois mil anos depois nos implica, que nos põe em crise" e é uma prova "em nosso caminho de fé".

O Papa indicou que a pergunta de Jesus está "dirigida ao coração", e temos que respondê-la "com a humildade do pecador, mais além das frases feitas ou de conveniência, que quase contém outra, especular e também decisiva: "’Quem pensamos que é Jesus?’".

"Nós, também nós, que somos apóstolos e servos do Senhor devemos responder, porque o Senhor nos pergunta: ‘O que pensas tu sobre mim?’".

Francisco assinalou que "com Jesus não podemos falar como com um personagem histórico, um personagem da história. Jesus está vivo diante nós. Esta pergunta o faz uma pessoa viva. E nós devemos responder, mas com o coração".

O Santo Padre indicou que os católicos hoje também estão chamados a realizar aquela escolha radical feita pelos Apóstolos, uma escolha total, na lógica do "tudo ou nada", um caminho que se deve realizar e para o qual é necessário que estejam iluminados por uma "graça especial", viver sempre na sólida base da adoração e do amor por Jesus.

"Adoração e amor pelo seu Santo Nome. Certeza de que Ele nos estabeleceu sobre uma rocha: a rocha do Seu Amor. E deste amor nós te damos a resposta, damos a resposta".

O Papa indicou que "quando Jesus faz estas perguntas – ‘Quem sou eu para você?’ – é necessário pensar nisto: eu estou estabelecido sobre a rocha do seu amor e sob a sua guia".

"’Quem sou eu para vocês?’, pergunta-nos Jesus. Às vezes se sente vergonha de responder a esta pergunta devido à existência de alguma coisa que não está bem porque somos pecadores. Mas é precisamente neste momento que devemos confiar em seu amor e responder com esse sentido de verdade, tal como fez Pedro no Lago Tiberíades, ‘Senhor tu sabes tudo’".

Francisco assinalou que "é precisamente no momento em que nos sentimos pecadores, quando o Senhor nos ama muito e assim como colocou o pescador Pedro como chefe da Sua Igreja, também conosco fará algo bom".

"Ele é maior! E quando nós dizemos com adoração e amor, seguros, seguros sobre a rocha do amor e sob a sua guia: ‘Tu és o Cristo’, nos fará muito bem e nos fará ir adiante com segurança e nos fará carregar a Cruz cada dia, que às vezes é pesada".

"Sigamos adiante assim, com alegria e pedindo esta graça: dai ao Teu povo, Pai, viver sempre na adoração e no amor pelo Teu santo nome! E com a certeza de que Tu não privas nunca da Tua guia aqueles que estabelecestes na rocha do Teu amor! Assim seja!", concluiu.