Ao receber ontem pouco antes do meio-dia aos membros da Associação dos Santos Pedro e Paulo, o Papa Francisco os felicitou por seu trabalho de voluntariado e assinalou que é "formoso" o "servir sem pedir nada em troca, como fez Jesus. Jesus serviu a todos nós e não pediu nada em troca!".

Entre os membros da Associação dos Santos Pedro e Paulo figuram profissionais, artesãos, estudantes, professores e empregados católicos, que vivem em Roma e dedicam um tempo a iniciativas de voluntariado, dando testemunho de sua vida cristã, apostolado e fidelidade à Sé Apostólica.

Francisco assinalou que "é um sinal distintivo do cristão" particularmente "a caridade, a atenção concreta para com os outros, para com os pobres, frágeis e necessitados".

"Vocês têm também um intenso programa de formação dos aspirantes e dos jovens estudantes que querem participar da vida da Associação. Crescer na consciência e no amor de Deus é essencial para levar e para viver a sua misericórdia a todos, vendo no rosto de quem encontramos a sua Face".

O Papa assinalou que "por tudo isto, desejo exprimir-vos o meu apreço e a minha gratidão".

"Isto é belo: servir sem pedir nada em troca, como fez Jesus. Jesus serviu a todos nós e não pediu nada em troca! Jesus fez as coisas com gratuidade e vocês fazem as coisas com gratuidade.".

O Santo Padre assinalou que a recompensa "é propriamente esta: a alegria de servir ao Senhor e de fazê-lo juntos!".

"Conheçam-No sempre mais, com a oração, com os dias de retiro, com a meditação sobre a Palavra, com o estudo do Catecismo, para amá-Lo sempre mais e servi-Lo com coração generoso e grande, com magnanimidade", concluiu.