Os Bispos integrantes do Subcomitê da Campanha Católica para o Desenvolvimento Humano (CCDH) do programa de Luta contra a Pobreza Interna da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, designaram um fundo de mais de 9 milhões de dólares em subvenções para ajudar a aliviar a pobreza e a injustiça no país.

Esta decisão se tomou na reunião que os prelados tiveram na cidade de San Diego, Califórnia.

Através de um comunicado, o Diretor da CCDH, Ralph McCloud, informou em 17 de junho que "os católicos devem estar orgulhosos de ter a oportunidade de fazer uma real diferença nas vidas das pessoas de suas comunidades".

Disse também que do montante atribuído, mais de 1.5 milhões se destinarão ao novo Programa Estratégico Nacional de Desenvolvimento Humano, enfocado "em temas que têm um maior alcance regional e que requerem uma resposta mais intensa da comunidade, em especial da comunidade católica".

McCloud assinalou que os recursos também apoiarão "o começo de clínicas que oferecem alternativas ao aborto em toda Califórnia" junto com programas que procuram "fortalecer a paternidade e a família (assim como) o financiamento de projetos nas paróquias e outras congregações na Florida" que procura a reforma da justiça penal.

Este apoio financeiro é a demonstração "da Igreja Católica e dos Bispos dos Estados Unidos em solidariedade com aqueles decididos a não ceder ao desespero causado pela pobreza generalizada em nosso país", e querem criar uma vida melhor para eles mesmos, suas famílias e suas comunidades, indicou McCloud.

O diretor da CCDH ressaltou que o apoio aos grupos de base para realizar uma mudança real, promover a justiça e a dignidade humana, continuará para assim "proporcionar alternativas de esperança para os jovens, apoio aos direitos dos imigrantes, e capacitar os empresários".