O município do Rio de Janeiro terá quatro feriados no mês de julho, em razão da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá entre os dias 23 e 28/07. A decisão foi votada e aprovada pela Câmara dos Vereadores no começo deste mês, por 33 votos a 5.

Segundo o site oficial da JMJ Rio2013, o líder do governo na Câmara, Luiz Antônio Guaraná (PMDB), declarou que "a Jornada é o nosso foco agora, pois é o primeiro grande evento internacional, senão o maior".

O feriado começa no dia 23 de julho, às 16h, para facilitar a chegada dos peregrinos até a Praia de Copacabana, local da missa de abertura com o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

Nos dias 25, ocasião da cerimônia de acolhida ao Papa e 26 de julho, encenação da Via Crúcis na orla de Copacabana, o feriado será integral. Os dois eventos contarão com a presença do Papa Francisco.

E no dia 29 de julho, segunda-feira após a Jornada, o feriado será até às 12h, para que os ônibus possam sair da cidade tranquilamente.

Uma emenda apresentada pela vereadora Laura Carneiro (PTB) garante o funcionamento dos serviços públicos municipais e, também, dos serviços essenciais, como hospitais, transportes, distribuição de energia, abastecimento de água, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), postos de gasolinas, farmácias, empresas de telecomunicações, controle de tráfego aéreo, restaurantes e shoppings,entre outros.

A organização do evento espera cerca de 1,5 milhão de pessoas na vigília e na missa de encerramento, no final de semana, dias 27 e 28 de julho.