O Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, será homenageado no dia 29 de junho próximo com o prêmio "Acqui Ambiente" – o mais importantes da Europa à literatura sobre o cuidado do meio ambiente- graças ao livro "Para a ecologia do homem. Antologia de textos de Bento XVI" nos que pede pela defesa da criação.

Bento XVI foi eleito para receber o prêmio "Acqui Ambiente" Ken Saro-Wiwa, em honra ao candidato ao prêmio Nobel de literatura, produtor de televisão e ativista nigeriano, executado em 1995 depois de seus protestos contra o desastre ecológico causado pela companhia petroleira europeia Schell sob a ditadura do general Sani Abacha, quem governava então a Nigéria.

A obra de Bento XVI foi publicada pela Editorial Livraria Vaticana em 2012. María Milvia Moriciano foi a responsável pela eleição dos textos.

"Ao longo de sua missão, Joseph Ratzinger quis acentuar a importância do tema ambiental, examinado em suas diversas variantes, desde a religiosa ate a natural, social, cultural e econômica", escreve no prefácio do livro o Arquivista dos Arquivos Secretos do Vaticano, Dom Jean-Louis Bruguès.

O livro consiste numa "extraordinária" coleção de escritos, intervenções, cartas e conferências de Bento XVI ao longo de seu Pontificado e que versam sobre a proteção da criação.

A entrega do prêmio está prevista para o próximo 29 de junho na Vila Ottolenghi de Roma. Espera-se que o Bispo de Acqui (Itália), Dom Pier Giorgio Micchiard, receba a homenagem em nome do anterior Pontífice.