O Papa Francisco está impondo um estilo de vida de "essencialidade evangélica" no Vaticano e "está decidido" a cumprir uma reforma da Cúria Romana, afirmou o Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, Dom Angelo Becciu, em uma entrevista concedida em 9 de junho ao jornal da Santa Sé L’Osservatore Romano (LOR).

O Papa Francisco constituiu no último dia 13 de abril uma comissão de oito cardeais procedentes dos cinco continentes para aconselhá-lo no governo da Igreja, e estudar um projeto que revise a Constituição Apostólica Pastor Bonus, referida à Cúria Vaticana e que foi qualificada por muitos como a reforma do Vaticano.

Neste sentido, Dom Becciu assinalou que dentro dos muros da Santa Sé, "mais que de reforma do Vaticano, fala-se de reforma da Cúria Romana", e "o Papa está decidido a cumpri-la".

"Todos nós confiamos em que possa começá-la e estamos preparados para colaborar para levá-la a término. Não será de um dia para outro. Ele enquanto isso começou a obra reformadora com seus gestos e implicou a todos na eleição de um estilo de vida sóbrio, em um exercício de governo mais colegial e na coragem de apontar para a essencialidade evangélica", acrescentou.

Entre o grupo de cardeais que nomeou o Papa Francisco destacam os nomes dos cardeais de fala espanhola e de origem latino-americana: o Arcebispo emérito de Santiago do Chile, Cardeal Francisco Javier Errazuriz Ossa, e o Cardeal Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, quem exercerá o cargo de coordenador.

O Papa Francisco fala com pequenos e grandes, humildes e poderosos

Dom Becciu foi também Substituto da Secretaria de Estado durante o Pontificado de Bento XVI, e indicou que na Cúria todos estão admirados com o novo estilo de Francisco, "simples e ao mesmo tempo que envolve".

"Quem o escuta e o vê não permanece indiferente. Sua palavra e seu sorriso tocam os corações. Ele fala com pequenos e grandes, com humildes e poderosos, não se preocupa de estratégias a longo ou curto prazo, mas confia na potência da palavra de Deus que sabe queimar os tempos e renovar tudo antes de qualquer esquema", adicionou.

Bento XVI e o Papa Francisco, duas figuras que se complementam

Dom Becciu indicou também que a popularidade do Papa Francisco "hoje não se poderia explicar sem o sacrifício de amor a Cristo e à Igreja de Bento XVI", e considerou que "a beleza da Igreja não é a contraposição de um Papa contra outro, mas sim a complementariedade".

"A grandeza de um Papa não depende de sua popularidade, mas sim da fidelidade que Cristo lhes pede em cada determinado momento da história", e Bento XVI "é admirável pela coragem e a coerência escolhidas. Disse que se retiraria ao silêncio da oração e ao estudo e assim foi", concluiu.

Atualmente Bento XVI reside em um antigo mosteiro de clausura situado dentro do Vaticano, o Mater Ecclesia.