O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos destacou que "os anglicanos e os católicos devem trabalhar juntos para dar à sociedade uma orientação moral clara", em um comunicado oficial que também confirma que o Papa Francisco e o arcebispo de Canterbury e primado da Igreja Anglicana, Justin Welby, reunir-se-ão no próximo dia 14 de junho no Vaticano, este será o primeiro encontro entre ambos.

"Os anglicanos e os católicos devem trabalhar juntos para dar à sociedade uma orientação moral clara", indica a nota vaticano que assegura que "o arcebispo Welby colaborou estreitamente com o arcebispo católico de Westminster, Vincent Nichols, para defender o matrimônio e outros valores cristãos na sociedade".

Do mesmo modo, o comunicado acrescenta que "um sinal das boas relações entre ambos é que Dom Nichols acompanha o arcebispo de Canterbury nesta visita" e recorda que esta visita é "de particular importância porque será o primeiro encontro entre o Arcebispo e o Papa desde que ambos assumiram seus respectivos ministérios, quase ao mesmo tempo, recentemente, há mais de dois meses".

Além disso, o encontro "representa uma oportunidade para que o arcebispo e o Papa examinem o estado atual das relações entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana", conforme destaca a nota que também precisa que "em particular o interesse do arcebispo Welby pela justiça no mundo e pela necessidade de uma instância ética nos mercados financeiros para evitar a opressão exercida sobre as pessoas, encontra um eco correspondente no constante ensinamento do Santo Padre".

O programa da visita do arcebispo de Canterbury contempla que se encontrará com o Papa Francisco no Vaticano para uma audiência privada e depois dos respectivos discursos farão breve serviço litúrgico presidido por ambos para terem um momento de oração e depois compartilharão o almoço na Casa Santa Marta.

Previamente, "no curso da manhã, a pedido próprio, o arcebispo visitará a necrópole sob a basílica de São Pedro para rezar ante o túmulo do apóstolo, como fez o seu predecessor, o arcebispo Rowan Williams, durante sua primeira visita a Roma". Do mesmo modo "o arcebispo manifestou também o desejo de rezar ante o túmulo do beato João Paulo II e se encontrará com o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o cardeal Kurt Koch que ‘fará uma explicação sobre o trabalho do dicastério’".

Welby não pôde participar junto aos outros líderes religiosos na Missa de Início do Pontificado do Papa Francisco em 19 de março em Roma porque estava preparando-se para a sua coroação como 105º arcebispo de Canterbury como sucessor de Rowan Williams.

Nos últimos 50 anos, é tradição que o arcebispo de Canterbury visite Roma para encontrar-se com o Papa. Justin Welby é o líder espiritual da Comunhão Anglicana mundial que agrupa mais de 80 milhões de fiéis espalhados por 146 países do mundo.

O Papa Francisco, com motivo da cerimônia de coroação de 21 de março em Londres, enviou uma mensagem ao Primado Anglicano na qual expressava seu desejo de encontrar-se no futuro para "continuar com as boas relações fraternais" que tiveram seus antecessores.