Nesta quarta-feira 5 de junho se reunirão no Vaticano os principais organismos caritativos presentes na Síria a pedido do Papa Francisco para avaliar a situação desta nação em guerra.

Estima-se que uns sete milhões de pessoas precisam de ajuda no meio do conflito na Síria. Diversas organizações assistem a quatro milhões e meio de refugiados internos e a lista de refugiados no estrangeiro sobe aos dois milhões.

No domingo passado Francisco chamou a comunidade internacional para atuar de uma vez por todas a favor da paz na Síria, e agora convida os organismos caritativos católicos no país ao Vaticano com a esperança de entender melhor a situação e continuar a obra da Igreja nesta terra.

O dicastério vaticano que se ocupa da ajuda humanitária é o Pontifício Conselho Cor Unum, e conforme explicou a L’Osservatore Romano seu secretário, Dom Mario Dal Toso, já reuniram a uma vintena de organismos para "construir algo que possa responder à contínua piora da gravíssima situação humanitária do país e dos refugiados".

"O Papa convida à comunidade internacional a assumir sua responsabilidade para que se alcance o antes possível uma solução política que propiciaria o fim da emergência humanitária. Mas está claro que suas palavras inspiram nossa ação e nos questionam o que nós podemos fazer pessoalmente. Parece-me importante transmitir a essas populações e especialmente aos cristãos que o Papa pensa neles e que a Igreja universal quer cumprir sua parte", acrescentou.

"Nestas reuniões deveremos entender melhor como fazer mais eficaz nossa presença nestes territórios e nossa ação humanitária", concluiu.