O Papa Francisco recebeu, no dia 24 de maio, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e Membros do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 para uma audiência sobre a JMJ, marcando os dois meses que antecedem o evento e revelou estar contente e confiante nos trabalhos que antecedem o encontro a ser realizado no próximo mês no Brasil.

Dom Orani entregou ao Papa símbolos oficiais da Jornada e também cartas escritas por jovens. O propósito da audiência era, acima de tudo, conversar a respeito dos últimos preparativos para a Jornada e sobre as expectativas dos jovens de todo do mundo, diante do encontro com o Santo Padre, em julho.
"Também, trazer o abraço do Rio de Janeiro, do COL, das pessoas do Rio ao Santo Padre, dizendo o calor humano com o qual nós queremos recebê-lo e da alegria por presidir a JMJ", explicou o arcebispo.
Em entrevista a ACI Digital, Dom Antônio Augusto Duarte, você-presidente do Comitê Organizador Local e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, que também participou do encontro, comparou a expectativa do Papa Francisco em estar com os jovens durante a Jornada, ao desejo de um pai em estar com os seus filhos, "Ele nos recebeu como velhos conhecidos e está muito contente e confiante com a organização do evento", revelou.
Como forma de aproximar o Papa dos cariocas e de todos os brasileiros, Dom Orani também presenteou o Pontífice com uma réplica da imagem do Cristo Redentor. "Símbolo cristão que representa todo o Brasil", disse ao entregar o presente.

Esta será a primeira Jornada Mundial da Juventude presidida pelo Papa Francisco e a segunda da América Latina, em 1987 os peregrinos se reuniram em Buenos Aires, Argentina, terra natal do Papa Francisco.
Dom Antônio disse por sua parte ao grupo ACI que está certo de que a Jornada também servirá para mostrar ao mundo um traço muito forte da personalidade do Papa Francisco: “o gosto de estar com as pessoas.