O Papa Francisco recebeu em audiência ao presidente da 67° sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, Vuk Jeremi

? , onde pediu pela solução pacífica de todos os conflitos, em especial os do Oriente Médio, que sofre atualmente pela violência na Síria, assim como o respeito às minorias étnicas e religiosas, e a redução da pobreza.

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta sexta-feira que as conversações se desenvolveram em um clima de cordialidade, nas quais se abordaram "questões de interesse recíproco, em particular a resolução de conflitos internacionais através de meios pacíficos, com uma referência especial ao caso do Oriente Médio e às graves emergências humanitárias que causa".

"Nesse contexto -indicou-, sublinhou-se a importância da reconciliação entre as comunidades que formam as diversas sociedades e o respeito dos direitos das minorias étnicas e religiosas".

Do mesmo modo, tratou-se sobre o problema do tráfico de pessoas e o drama dos refugiados e dos emigrantes. "Por quanto se refere à crise econômica mundial se falou do papel que a Assembleia Geral da ONU poderia assumir nos programas para a agenda de desenvolvimento sustentável após 2015, respeitoso do ambiente e, ao mesmo tempo, capaz de reduzir a distância entre pobres e ricos", assinalou.

No encontro a Santa Sé confirmou seu apreço pelo papel central da ONU na busca do bem comum da humanidade. Além disso, se recordou "a contribuição da Igreja Católica, com os meios que lhe são próprios e no respeito por sua identidade, na promoção da dignidade humana integral, da paz e da cultura do encontro e se manifestou o desejo de que esses valores possam inspirar sempre os debates e deliberações da Assembleia Geral".

Posteriormente, o presidente da 67° sessão da Assembleia Geral da ONU se encontrou com o Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone; a quem acompanhava o Secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.