O Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), expressou a satisfação dos bispos do país pelos avanços que se deram nos diálogos de paz entre o Governo e a guerrilha narcoterrorista das FARC.

O Cardeal assegurou que espera que através de um "diálogo transparente que procure o bem comum de todos os colombianos", os delegados do Governo e das FARC "possam prosseguir -inclusive com maior celeridade- sua delicada missão de estabelecer as bases de um término definitivo do conflito armado", onde se dê um acompanhamento especial às vítimas e que o processo tenha um ritmo adequado.

Em um comunicado divulgado ontem, o Cardeal recordou que "o tema da terra é fundamental para a construção de uma paz autêntica" e confiou em que o acordo obtido "possa traduzir-se na implementação de uma eficaz política de desenvolvimento agrícola que priorize e proteja os direitos e legítimos interesses das famílias camponesas".

Na roda de imprensa na sede do Episcopado em Bogotá, o Cardeal destacou a importância de atender às milhares de vítimas da violência e ratificou o apoio e a solidariedade para com elas por parte da Igreja.

"Os Bispos estão convencidos que a paz passa necessariamente pelo reconhecimento da dignidade das vítimas da violência e pela proteção eficaz dos seus direitos à verdade, à justiça e à reparação".

Por isso, indicou o Cardeal Salazar, "reiteramos nossa solicitude respeitosa à mesa de negociações para que o processo em curso abra espaços de participação que permitam visibilizar, escutar e atender os legítimos requerimentos de quem, de uma parte ou de outra, sofreram diretamente as consequências do conflito".

Para concluir assegurou que espera que as FARC deixem de recorrer às armas e possam alcançar suas metas através dos canais democráticos. "Como Igreja veríamos como um gesto extremamente importante que se entreguem todas as armas", precisou.