Em sua habitual homilia da Missa que celebrou nesta manhã na Casa Santa Marta, o Papa Francisco advertiu que a cultura do bem-estar e do fascínio pelo provisório deixa o homem preguiçoso e pouco corajoso para seguir Jesus.

Meditando na passagem do jovem rico, que se entristece porque Jesus lhe pede deixar tudo, o Papa alentou fazer um exame de consciência sobre as "riquezas" que hoje em dia nos impedem de aproximar-nos do Senhor.

O Santo Padre disse que "as riquezas são um obstáculo" que "não faz fácil o caminho para o Reino de Deus". Também advertiu que, "cada um de nós tem suas ‘riquezas’". Existe sempre, explicou, uma riqueza que nos "impede de nos aproximar de Jesus". E temos que detectar isto. Todos, continuou, "temos que fazer um exame de consciência sobre quais são as nossas riquezas, porque nos impedem de nos aproximar a Jesus no caminho da vida".

Francisco se referiu a duas "riquezas culturais": acima de tudo a "cultura do bem-estar, que nos deixa pouco corajosos, preguiçosos e também egoístas". O bem-estar, constatou o Bispo de Roma, "nos adormece, é uma anestesia".

"‘Não, não, mais de um filho não, porque não poderemos ir de férias, não poderemos ir a tal lugar, não poderemos comprar a casa’. Podemos seguir o Senhor, mas até certo ponto. Isto é o que faz o bem-estar: todos sabemos bem como é o bem-estar, mas isto nos destrói, despoja-nos daquele valor, daquela coragem forte que nos aproxima de Jesus. Esta é hoje a primeira riqueza da nossa cultura, a cultura do bem-estar".

Existe, além disso, "outra riqueza na nossa cultura", uma riqueza que nos "impede de nos aproximar de Jesus: é a fascinação do provisório". Nós, observou o Papa, estamos "apaixonados pelo provisório". As "propostas definitivas" que nos faz Jesus, particularizou, "nós não gostamos". Em troca nós gostamos do passageiro, porque "temos medo do tempo de Deus" que é definitivo.

"Ele é o Senhor do tempo, nós somos os senhores do momento. Por quê? Porque nesse instante somos os que mandam: até aqui sigo o Senhor, depois já veremos… Uma vez, conheci uma pessoa que queria ser sacerdote, mas só por dez anos, não mais… Quantos casais, quantos casais se casam, sem dizê-lo, mas pensando com o coração: ‘até que dure o amor e depois veremos…’ A fascinação do provisório: esta é uma riqueza".

O Papa Francisco afirmou que "devemos nos converter em donos do tempo, fazemos breve o tempo reduzindo-o ao momento. Estas duas riquezas são aquelas que neste momento nos impedem de ir para frente. Penso em tantos, tantos homens e mulheres que deixaram a própria terra para serem missionários por toda a vida: isso é o definitivo!".

"Mas também, assegurou, penso em tantos homens e mulheres que ‘deixaram a própria casa para um matrimônio por toda a vida’; isso é ‘seguir Jesus de perto! É o definitivo!’. O provisório, repetiu o Papa Francisco, ‘é não seguir Jesus’, esse é ‘nosso território’".

"Ante o convite de Jesus, diante destas duas riquezas culturais pensemos nos discípulos: estavam desconcertados. Também nós podemos estar desconcertados por estas palavras de Jesus. Quando Jesus explicava alguma coisa ficavam ainda mais desconcertados".

Para concluir o Santo Padre animou pedir "ao Senhor que nos dê o valor de ir adiante, despojando-nos desta cultura do bem-estar, com a esperança – ao final do caminho, onde Ele nos espera - no tempo. Não com a pequena esperança do momento que não serve mais. Assim seja".