Em suas palavras prévias à oração do Regina Coeli, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco exortou os milhares de fiéis reunidos a "manter viva a atenção de todos sobre o tema tão importante que é o respeito pela vida humana desde o momento de sua concepção".

O Santo Padre também expressou sua saudação aos participantes da "Marcha pela vida", realizada na manhã de ontem em Roma.

Francisco alentou, além disso, "o abaixo-assinado que está sendo feito hoje em muitas paróquias italianas, a fim de apoiar a iniciativa européia ‘Um de nós’, para garantir proteção jurídica ao embrião, protegendo todo ser humano desde a sua existência".

"Um momento especial para aqueles que têm o coração na defesa da sacralidade da vida humana será o ‘Dia da Evangelium Vitae’, que será realizado no Vaticano, no contexto do Ano da Fé, nos dias 15 e 16 de junho próximo".

O Santo Padre pediu "que os mártires de Otranto ajudem o querido povo italiano a olhar com esperança para o futuro, confiando na proximidade de Deus que nunca nos abandona, ainda que nos momentos difíceis".

"Que por intercessão de Madre Laura Montoya, o Senhor conceda um novo impulso missionário e evangelizador à Igreja e que, inspirados no exemplo de concórdia e reconciliação dessa nova santa, os amados filhos da Colômbia continuem trabalhando pela paz e o justo desenvolvimento de sua pátria", acrescentou.

"Às mãos de Santa Guadalupe García Zavala confiamos todos os pobres, enfermos e todos que são assistidos por ela e recomendamos sua intercessão à nobre nação mexicana, para que desterrada de toda violência e insegurança, avance cada vez mais pelo caminho da solidariedade e da convivência fraterna".

O Papa também recordou que ontem sábado, em Roma, "foi proclamado beato o sacerdote Luigi Novarese, fundador do Centro voluntário do Sofrimento e dos Silenciosos Operários da Cruz".

"Me uno em ação de graças por este padre exemplar, que soube renovar a pastoral dos enfermos fazendo-os sujeitos ativos na Igreja".

"Saúdo com afeto todos os grupos paroquiais, as famílias, as escolas, os jovens presentes. Com amor filial os nos voltemos agora à Virgem Maria, mãe e modelo de todos os cristãos.", concluiu.