O Escritório de Imprensa do Vaticano informou que a Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano assinaram na terça-feira um memorando de entendimento em Washington D.C. com o Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), sua homóloga no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, para reforçar os esforços na luta contra a lavagem de dinheiro e as operações de financiamento do terrorismo em âmbito mundial.

O memorando foi assinado por Rene Brülhart, diretor da AIF e Jennifer Shasky Calvery, diretora do FinCEN e promoverá a cooperação bilateral mediante o intercâmbio de informações no setor financeiro.

Brülhart afirmou que "esta é uma indicação clara de como a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano assumem de modo muito sério a responsabilidade de combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo e de como se está cooperando nos níveis mais altos". "O Vaticano demonstrou ser um parceiro acreditável em âmbito internacional e se comprometeu decididamente no intercâmbio de informação para contrastar os fenômenos citados".

A AIF se constituiu em 2010 e começou a funcionar em abril de 2011. É a autoridade competente da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano para a informação financeira e a supervisão e regulação das operações financeiras de cara à prevenção e a luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

A AIF, informa uma nota, "encontra-se atualmente em negociações com organismos análogos de outros países e jurisdições, entre os quais países europeus, para a assinatura de memorandos de entendimento para reforçar a cooperação bilateral na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo".

"Até agora se assinaram memorandos de entendimento com organismos da Bélgica, Espanha e Eslovênia e agora com os Estados Unidos que desempenha um papel especialmente importante na luta contra a lavagem de dinheiro. Estão em curso entendimentos com os organismos de 20 países mais e se prevê que com o passar do ano se chegue à assinatura com vários deles", informou a nota.